Independência financeira: entenda por que é tão vantajoso

Não tem como negar: entre as preocupações que mais tiram o nosso sono estão as contas e se vamos conseguir pagá-las daqui a alguns meses, não é verdade? Pedir empréstimos para parentes, para amigos e, até mesmo, para o banco são situações pelas quais várias pessoas passam quando se encontram em dificuldades financeiras. E conseguir independência financeira passa a ser um grande sonho de muita gente. Mas, o que isso realmente significa?

Ao contrário do que muitos pensam, independência financeira não é, simplesmente, ter um salário bacana, o carrão do momento ou pagar as contas e comprar tudo o que quiser, por exemplo. Na realidade, ela está muito mais relacionada com a certeza de que você terá o suficiente para não ter que se preocupar com dinheiro no longo prazo.

Então, quer mais razões para alcançar essa vida tão desejada agora mesmo? Se a resposta é sim, no post de hoje, apresentamos algumas dicas essenciais para ajudar você a conquistar a sua independência financeira. Acompanhe e confira!

Foque em um bom planejamento

Em uma palestra, a chef celebridade Paola Carosella fala a respeito da vez em que se viu em um momento de desespero que redefiniu sua vida. Com um restaurante quase falido, vivendo no cheque especial e com uma filha de dois anos para cuidar, ela concluiu que não conseguia mais viver assim.

Para ela, uma coisa ficou clara: não ia mais ser infeliz. E o que ela fez? Criou dois quadros: no primeiro, colocou o presente e, no outro, como imaginava sua vida feliz dois anos mais tarde. Determinada a conseguir uma situação melhor, nesse período de tempo, ela elaborou um plano e, a partir de então, fez de tudo para segui-lo. E deu muito certo, já que, hoje em dia,  é uma das chefs mais bem-sucedidas do país.

Nesse sentido, é possível observar que o mais básico, muitas vezes, é também um dos aspectos mais negligenciados no processo de dar uma guinada na vida. O planejamento contribui não apenas para prevermos problemas, mas também para mantermos o ânimo.

Imagine um tabuleiro com um ponto de partida e um de chegada. O caminho entre os dois é o seu planejamento e, como fica bastante claro nessa tábula, você pode sim chegar até seu objetivo caso siga a rota traçada. Por isso, visualize bem sua vida livre de preocupações financeiras, organize-se e trabalhe nessa direção.

Faça controle de gastos

Para seguir seu planejamento e conquistar sua independência financeira, nada mais essencial do que controlar o bolso. Faça planilhas e organize seus gastos em categorias, tais como contas, supermercado, combustível etc.

Dessa maneira, você fica de olho não apenas no seu saldo, mas também no que anda gastando. As contas no bar ou no salão andam altas demais? Pense bem e veja se pode cortar algumas dessas despesas. Gastar com coisas que não são necessárias faz com que você se desvie, cada vez mais, do seu objetivo.

Outra dica importante é evitar o uso do cartão de crédito e do cheque especial, pois ambos podem se tornar um problema que se agrava rapidamente e, sem você perceber, já estará atolada em faturas e juros altíssimos. Portanto, não precisa nem dizer que isso é tudo o que você não quer no seu caminho rumo à sua independência financeira.

Tenha uma reserva financeira

Para ter é importante guardar. Logo, tenha uma reserva e coloque dinheiro nela em todas as oportunidade. Estipule uma quantidade diária ou semanal, nem que seja R$5, e deposite, sem falta, na sua reserva. Ao ver sua caixinha crescer, você também vai se sentir muito mais empoderada pela sua força de vontade e determinação.

Para poder guardar ainda mais, também vale a pena investir em pequenos trabalhos extras, como vender aquele bolo delicioso que você faz ou peças de artesanato sob encomenda. Tarefas rápidas e que você possa executar paralelamente ao seu emprego principal são excelentes formas de abastecer sua reserva.

Aposte no empreendedorismo

Nesse período de crise, o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais atenção. Isso porque muitos dos empregos tradicionais não estão contratando e muitas pessoas que antes tinham um trabalho fixo estão tendo que se virar de outras formas.

Contudo, para empreender com sucesso, é importante ter algumas questões em mente. Primeiramente, estude o mercado e fique por dentro do que está rolando na sua região. Leia tudo o que puder a respeito da economia e identifique nichos em crescimento. Fazer isso vai ajudá-la a ter uma ideia do que está sendo feito.

Porém, é importante lembrar que um empreendimento de sucesso, normalmente, não é aquele que copia o que está na moda, mas, sim, que identifica uma brecha no mercado, ou seja, uma necessidade do consumidor que não está sendo atendida, e investe nisso.

Dedique-se a fazer investimentos

Para quem consegue guardar uma grana ou já tem uma reserva, uma boa ideia é investir esse dinheiro. Mercado de ações, poupança e títulos são formas significativas de ganhar dinheiro no longo prazo. Converse com o gerente do seu banco ou contrate uma corretora para entender melhor como investir nessa área.

Já as franquias são uma ótima possibilidade para quem procura uma opção mais segura e que gere retorno em menos tempo. Isso acontece porque elas já vêm com um modelo pronto e um produto que já foi testado com o público. Nessa perspectiva, procure uma região que ainda não tenha uma filial da franquia que você gostaria de ter e faça um levantamento da possibilidade de procura do serviço que ela oferece por ali.

Todos temos sonhos e objetivos, e a verdade é que a independência financeira é uma garantia de podermos conseguir o que queremos. Quando somos independentes financeiramente, deixamos de ser reféns das oscilações na economia ou da incerteza de ser empregado. Ademais, podemos levar uma vida mais do jeito que desejamos, trabalhando nos horários da nossa preferência, na nossa casa ou no nosso próprio negócio.

Tenha sempre em mente como sua vida vai ser quando puder ditar quando e como vai trabalhar, e o tempo que vai poder passar em momentos de lazer com a família. Alimentar seus sonhos é crucial para dar a determinação necessária a uma guinada na sua vida financeira.

E você? Tem alguma outra sugestão sobre o que fazer para alcançar a independência financeira? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião com a gente!