Empresa se especializa em encontrar a doméstica ‘perfeita’ para os clientes

Mary Help surgiu no interior de SP e franquia atende cidades da região. Recrutamento conta com entrevistas, treinamento e processo seletivo.

Rodrigo Martins do G1 Santos

maryhelppronta

Uma empresa em Santos, no litoral de São Paulo, tem como objetivo encontrar a doméstica ‘perfeita’ para seus clientes. A missão, a princípio, pode parecer complicada, mas por meio de treinamentos intensivos, a Mary Help surge como opção para quem precisa desse tipo de trabalho e não deseja contratar uma empregada doméstica fixa após as mudanças na lei.

A empresa foi criada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, mas a franquia foi trazida para o litoral pelo empresário Paulo Santini. O dono da franquia afirma que a ideia de trazer o serviço especializado para a Baixada Santista surgiu após uma análise de mercado. “Analisando o mercado, pensei e vi que havia uma demanda para esse tipo de serviço. Com as mudanças na lei que regulamenta as empregadas domésticas, muita gente viu um gasto muito grande com essas profissionais. Então, muitas pessoas queriam terceirizar o serviço. Vi um mercado que precisava se profissionalizar e investi nesse sentido, profissionalizando o serviço e trazendo uma segurança para os clientes”, explica Santini.

O empresário conta que, desde agosto, a Mary Help tem prestado serviços na Baixada Santista. “Começamos a atender alguns clientes espalhados por toda a região da Baixada Santista. Nas férias, por exemplo, muitas famílias que visitam o Guarujá, que não moram na região, tem essa facilidade e nos procuram”, comenta.

Paulo Santini destaca que até mesmo empresas recorrem aos serviços da Mary Help. “Nós contamos com um total que gira em torno de 25 profissionais, com uma média de 40 a 50 diárias por semana. Algumas grandes empresas também entram em contato conosco para utilizarem os nossos serviços. Eles pagam para que as nossas empregadas estejam à disposição, pois eles têm gerentes ou diretores que ficam em apartamentos temporariamente e necessitam desse tipo de serviço. Então, nós contamos com profissionais específicas para atender essas empresas”, afirma.

Paula (ao centro) e Luiza (à dir.) avaliam e treinam candidatas (Foto: Rodrigo Martins/ G1)

Paula (ao centro) e Luiza (à dir.) avaliam e treinam candidatas (Foto: Rodrigo Martins/ G1)

Treinamento intensivo
A analista de Recursos Humanos Paula Galante de Souza explica como é feito o processo de seleção das domésticas. “Damos dicas de limpeza, de produtos domésticos e de como deixar o ambiente mais cheiroso, sem precisar de produtos químicos. Também damos orientações de como elas podem se comportar, sempre mantendo a ética profissional”, destaca.

A também analista de Recursos Humanos Luiza Helena Rodrigues Alonso lembra que as domésticas assinam um contrato, no qual precisam seguir basicamente 12 regras estipuladas. “A franquia tem essas regras, que elas assinam depois do treinamento. São regras básicas, como pontualidade, boa aparência e não fazer nada que gere um desconforto ao cliente. Além disso, nós damos uniforme, que é uma camiseta da Mary Help”, explica.

Luiza ainda ressalta que o serviço de mensalista também pode ser contratado por meio da Mary Help. “Nós começamos com diárias. Hoje, nós fazemos diárias, faxina geral e, agora, abrimos o processo de mensalista, que é quando a pessoa vem aqui e procura a empregada doméstica para ficar durante esse período. Nós fazemos somente o processo de seleção. Temos um banco de dados imenso, no qual devemos contar com mais de 500 domésticas aptas a esse trabalho de mensalista”, conclui.