Confira 7 dicas para conciliar trabalho e família

Reuniões de trabalho, apresentações de balé, jantar com clientes, churrasco com a família, ligações no meio da noite, pagamentos atrasados, e por aí vai. A rotina está sempre cheia e, às vezes, conciliar o trabalho e família parece uma missão impossível. Não é para menos!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, necessitando de maior dedicação, e o trânsito toma cada vez mais as nossas horas do dia. 

A boa notícia é que é possível ter uma carreira bem-sucedida e ainda estar presente com seus familiares. Se você anda se perguntando como dar conta de tudo, aqui damos 7 dicas. Confira!

1. Não pense em trabalho depois do expediente 

Todos sabemos como é fácil deixar a ansiedade e os problemas te seguirem após o expediente, mas é importante saber que isso não apenas diminui seu ânimo, como também te impede de aproveitar o tempo que tem com sua família.

A verdade é que problemas se tornam muito maiores quando estamos cansados, e nada melhor do que momentos relaxantes com nossa família para recarregar nossa energia e nos dar aquela motivação para levantar e ir para o trabalho no próximo dia.

2. Estabeleça uma rotina com sua família

Celular, computador, televisão, vídeo game. Hoje em dia são tantas opções de tecnologia e distração que podemos acabar negligenciando os momentos com quem amamos.

Para aproveitar melhor cada instante, é sempre bom separarmos um momento do dia, como o almoço, o café-da-manhã, ou o jantar, para ficar todo mundo junto. Pergunte para seus filhos sobre a escola e combinem de ver um filme ou seriado na TV mais tarde.

Esses momentos de confraternização são muito importantes para manter os elos entre os familiares.

3. Conte com a ajuda de pessoas de confiança

Não tem nada de errado em admitir que não damos conta de tudo que temos que fazer. Assim como somos bons no que fazemos, existem pessoas que são excelentes em cuidar do lar ou de nossos filhos enquanto trabalhamos fora de casa.

Além de contratar profissionais competentes, você também pode pensar em parentes ou amigos que não se importariam em passar algumas horas do dia com seus filhos.

Dessa forma, você será capaz de conciliar o trabalho e família, atuando com mais tranquilidade, sabendo que não está sozinha e que não precisa estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo.

4. Trabalhe em casa ou perto dela

Com o trânsito cada vez pior, horas são perdidas dentro do carro. Com esse cenário, muitas pessoas optam por largar o trabalho e ficar em casa. Porém é difícil tomar essa decisão quando se tem as contas para pagar.

Pela necessidade da renda ou até mesmo por sentirem que o trabalho é essencial para o seu bem-estar, as pessoas aceitam empregos longe de suas moradias.

Caso seja uma opção viável, opte por trabalhar perto de casa. Também verifique se existem creches ou escolas na região, o que seria melhor ainda, pois você pode deixar os filhos e pegá-los na ida e na volta do trabalho. Além disso, você tem a segurança de estar por perto caso precisem de você por algum motivo.

Outra boa opção é trabalhar em casa. Isso é possível caso você tenha empregos remotos, como aqueles que dependem apenas de um computador com internet e telefone, ou caso seja o dono de um negócio que permita essa alternativa e te dê maior flexibilidade.

Porém, não se esqueça que mesmo trabalhando em casa é importante saber separar trabalho e família. Uma solução prática pode ser estabelecer um cômodo como seu home office. Assim, terminando o serviço do dia, você pode fechar a porta e esquecer dele até o próximo expediente.

5. Curta os finais de semana e feriados

Aproveite os finais de semana e os feriados para fazer programas diferentes que envolvam a sua família. Passeios nos parques, churrasco com os parentes e até encontros com os amigos são boas opções que costumam agradar a todos.

Deixar os filhos por algumas horas com os parentes também é uma boa opção. É importante reservar alguns momentos para o casal. Vale a pena dar uma escapadinha e aproveitar para pegar um cineminha à noite ou sair para curtir um jantar a dois.

6. Tenha tempo para você

Algo crucial no meio de tanta correria é parar, respirar e tirar um tempinho para você. Vá ao salão, sente em um café para ler um livro, pratique algum exercício físico ou marque um encontro com os amigos.

No fim, uma das coisas mais importantes para equilibrar sua vida é manter o bom humor. Ele é essencial não apenas para a saúde, mas também para manter a harmonia tanto no trabalho quanto em casa.

Ter um tempo livre para fazer o que você gosta é uma importante dica para se conseguir conciliar o trabalho e família.

7. Saiba fazer concessões

No meio de tanta correria, é preciso aceitar que você não dá conta de tudo. Vez ou outra você terá que fazer concessões. Às vezes, um problema que requer sua atenção imediata no trabalho acontecerá na hora de um programa que tinha marcado com a sua família.

Os imprevistos realmente acontecem e ninguém precisa se sentir culpado por isso. Resolva o problema no trabalho e remarque o programa com sua família. Eles certamente entenderão e te darão o apoio que você precisa.

Como vimos em nosso artigo, conciliar trabalho e família não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? A partir do momento que você estabelece um plano que priorize o seu bem-estar e o da sua família, mas que também tenha espaço para sua carreira, os percalços se tornam menores.

Aceitar que não somos perfeitos e que temos o apoio de outras pessoas aumenta nossa segurança e tira a pressão que sentimos com frequência em nossas costas.

Tenha atenção com cada dica que listamos e aplique no seu dia a dia!

E você, anda tendo conflitos entre o trabalho e família? Deixe um comentário no nosso post e compartilhe suas experiências com os outros leitores. Quem sabe a gente tem uma dica que pode te ajudar!